Você já deve ter ouvido falar no CadÚnico, mas sabe o que ele é e para quê serve? O Cadastro Único Para Programas Sociais é um importante instrumento que reúne e cruza dados e uma série de informações para identificar as famílias de baixa renda do país.
O Governo Federal utiliza o CadÚnico para estabelecer os critérios de inclusão nos programas assistenciais – como o LOAS, por exemplo – e de distribuição de renda. Por ser a base para tantos programas, cada informação fornecida é importante e faz bastante diferença.
Por isso, é importante que você esteja atento ao momento do cadastro. Dados equivocados, especialmente sobre renda, precisam ser preenchidas com o devido cuidado. É fundamental revisar cada campo do cadastro antes de enviá-lo ao sistema.
Se você tem dúvidas ou até mesmo receio de como proceder com o preenchimento correto, consulte um advogado. Ele é o profissional mais indicado para orientá-lo adequadamente e eliminar qualquer possibilidade de fornecimento de qualquer informação errada.
Para fazer a inscrição no CadÚnico, você precisa ter acesso ao Portal Gov.BR, no site www.gov.br. Se você já tem, basta ir ao endereço www.cadunico.cidadania.gov.br. Se preferir, há o aplicativo Cadastro Único disponível para celulares.