Têm Direito?
Existe um rol de doenças do INSS que dão direito à Aposentadoria por Incapacidade Permanente – a antiga Aposentadoria por Invalidez. Mas é sempre comum que o contribuinte questione sobre quais são elas por não ter total conhecimento. Uma pergunta corriqueira é se a Doença de Parkinson e Alzheimer dão direito à aposentadoria.
Por se tratar de doenças graves, é bastante comum que a concessão do benefício aconteça. Ambas são patologias por demais incapacitantes. No caso dos pacientes de Parkinson, por exemplo, como grande parte do sistema nervoso é comprometida, a capacidade laborativa fica muito reduzida, ou mesmo, restringida.
Já os pacientes com Alzheimer, por necessitarem, em muitos casos, da presença de cuidadores profissionais, conseguem não apenas a Aposentadoria por Incapacidade Permanente, mas também são beneficiados com o acréscimo de 25% sobre o valor do auxílio por conta dos gastos extras.
Se há algum caso de próximo, de um familiar, por exemplo, que seja acometido por uma dessas graves doenças e não esteja aposentado, é recomendado consultar um advogado especialista para ajudar no pleito ao direito do benefício.