Dúvida é comum entre os contribuintes que querem dar entrada na aposentadoria
Mesmo com todos os requisitos cumpridos e com todos os anos de contribuição necessários para dar entrada no INSS e requerer a tão sonhada e desejada aposentadoria, muitos são aqueles que não fazem ideia de que trâmite seguir para começar o processo e conseguir o benefício.
Quais são os caminhos possíveis?
Primeiramente, é necessário saber quais são os caminhos possíveis para poder finalmente dar a sua entrada ao INSS.
A princípio, você pode entrar através do site ou aplicativo do Meu INSS e iniciar o pedido de agendamento através do botão “Novo Pedido”.
Caso você prefira realizar o agendamento por telefone, o INSS dispõe de uma central com o número 135, apesar de ser mais demorado segue sendo uma opção.
Quais documentos são necessários para dar entrada no INSS?
É comum quando o contribuinte já sabe que está próximo da aposentadoria, mas não tem ideia de por onde começar o processo. Sequer conhece quais são os documentos necessários para dar entrada.
Antes de tudo, é necessário que sejam reunidos documentos de vínculo trabalhista, documentos pessoais, extratos previdenciários sobre tempo de contribuição e quaisquer outros que comprovem que o segurado cumpriu todos os requisitos para a concessão do benefício, como:
- Carteira de trabalho;
- Carnês de contribuição – se é o segurado quem paga diretamente o INSS;
- PIS/PASEP;
- Certidão de tempo de contribuição;
- RG, CPF e comprovante de endereço etc.
Sendo o caso de requerimento de aposentadorias específicas, como aposentadoria para pessoa com deficiência, trabalhador rural, especial, será necessário coletar os documentos referentes à especificidade, como:
- Laudos médicos, exames, receituários;
- Formulários para trabalhador rural ou pescador artesanal;
- Documentação rural (declarações de imposto de renda, notas fiscais, documentos de cooperativa, etc.);
- PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário;
- Contratos de serviço;
- Cópia de processo trabalhista, para prova de vínculo, etc.
Quais são os critérios básicos para se aposentar?
Por fim, após a Reforma da Previdência com as Novas Regras para a aposentadoria em 2023 os critérios básicos para se obter o benefício se tornaram:
• Idade Mínima: Mulheres: 58 anos e Homens: 63 anos, ambos com 15 anos de tempo de contribuição
• Regra dos Pontos: É a regra que estabelece uma pontuação mínima para se aposentar. Essa pontuação deve ser a soma do tempo de contribuição com a idade, sendo Mulheres: 90 pontos e Homens: 100 pontos
• Tempo de contribuição: A partir dos 35 anos de contribuição para homens e 30 anos de contribuição para mulheres
Com a ajuda de um advogado especialista, você pode ter a certeza de que os cálculos estarão corretos e de que seu direito estará garantido!