É comum que a maioria das pessoas encare a contribuição ao INSS levando em conta apenas a futura aposentadoria, nos moldes tradicionais, ou seja, por tempo de contribuição e idade. No entanto, essas pessoas desconsideram que há muito mais que isso.
E se sofrer um acidente?
Manter o INSS em dia é importante para ter direito aos benefícios com natureza de seguro. Por exemplo, na eventualidade de o contribuinte ser acometido por uma doença, pode requerer o Auxílio-Doença; já no caso de um acidente, é possível ter acesso ao Auxílio por Incapacidade Temporária ou mesmo à Aposentadoria por Incapacidade Permanente, se a enfermidade, de fato, incapacitá-lo para a atividade laboral.
Além de tudo isso, estar em dia com as contribuições é um cuidado com seus dependentes, pois, em caso de uma fatalidade, eles poderão ter direito à Pensão por Morte. Verifique como andam suas contribuições pelo aplicativo móvel MEU INSS ou pelo telefone 135. Caso seja autônomo, informe-se como fazer suas contribuições e garantir seus benefícios.
Na dúvida, sempre vale consultar um especialista.