A aposentadoria é um momento bastante sonhado e esperado. Só que a falta de conhecimento dos trâmites do INSS pode fazer com que você consiga o seu benefício, mas alguns detalhes podem passar despercebidos. É por esse motivo que muitas vezes, já aposentado, você se pergunta se é possível aumentar o valor da aposentadoria.
Saiba que isso é possível e eu vou te contar em quais situações.
Quais as possibilidades para aumentar o valor da aposentadoria?
- Cópia da Carteira de Trabalho Integral – Além da cópia, devem ser anexadas as informações a respeito das alterações de salário e as remunerações.
- Ficha Financeira – É o demonstrativo cujo objetivo é detalhar os rendimentos e descontos que foram lançados em sua folha de pagamento ou contracheque. Além disso, é extremamente importante que ela deva estar assinada e carimbada pela empresa.
- PPP – Para aqueles que trabalham com insalubridade ou periculosidade o PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário) serve para provar se há direito, ou não, a aposentadoria especial. É imprescindível que ele esteja preenchido corretamente, não bastando a sua mera apresentação.
- Reclamação Trabalhista – Caso tenha entrado com reclamação trabalhista, peça a cópia integral do processo. As verbas obtidas na Justiça do Trabalho podem repercutir no valor da aposentadoria.
Aprovada pelo STF a Revisão da Vida Toda também pode aumentar a aposentadoria
Por meio da Revisão da Vida Toda, também é possível aumentar o valor da sua aposentadoria. Trata dos processos judiciais que pedem a revisão de todas as contribuições, mesmo antes do Plano Real, para que entrem no cálculo da média salarial.
Quem tem direito à Revisão da Vida Toda?
- Você pode entrar com o processo judicial para a revisão caso:
- Você tenha se aposentado nos últimos 10 anos
- Você tenha se aposentado até novembro de 2019, quando houve a Reforma da Previdência
- Se o seu salário era maior antes da implementação do Plano Real, em julho de 1994.
Se você se encaixa em algum desses 3 quesitos, então você tem o direito a solicitar a revisão.
E como dar a entrada?
Todavia, muita gente não sabe como fazer para dar entrada e poder ter recalculado o valor da sua aposentadoria, utilizando os salários e contribuições anteriores a julho de 1994, quando foi instituído o Plano Real – período que o INSS desconsidera quando calcula os benefícios.
Esta tese não é reconhecida pela Previdência Social, então, a única maneira de você requerer seu direito é fazer o pedido na Justiça.
Por fim, se você se pergunta “como aumentar a minha aposentadoria” e se enquadra nos requisitos para requerer a revisão e/ou possui os documentos citados acima, procure um advogado especialista.