Pesquisar
Close this search box.

Como é a aposentadoria do jogador de futebol?

Alguns atletas se aposentam precocemente, aos 35 anos, por exemplo

Com a Copa acontecendo, o futebol vira assunto para tudo e algumas questões são levantadas de maneiras que não seriam, antes. Uma dessas questões é sobre como é a aposentadoria do jogador de futebol?

No caso, “se aposentar” é uma expressão, já que o atleta, na verdade, apenas encerra sua atividade profissional.

A maioria dos atletas profissionais “se aposenta” cedo porque o esporte de alta performance proporciona uma carreira curta e que exige bastante do físico e da técnica. Essa “aposentadoria”, na verdade, não é o benefício do INSS, mas é quando ele “pendura as chuteiras”, encerrando sua carreira profissional.

Você já deve ter cansado de ver notícias sobre atletas profissionais de alto rendimento anunciando suas aposentadorias aos 40, 39, ou mesmo aos 37 anos, como o Diego Ribas, ex-jogador do Flamengo.

Sabemos que os atletas de alta performance se dedicam bastante aos treinos e sessões de preparação física, tendo muitas vezes essa dedicação plena desde pequenos, além disso, começando suas carreiras mais precocemente que a maioria das outras profissões.

Ao longo do tempo, essa precocidade do esporte tem feito com que os atletas iniciem cada vez mais cedo suas carreiras, começando a contribuir para a Previdência, também muito jovens. Isso, aliado à exigência física e técnica de suas atividades, força o atleta a “se aposentar” bem mais cedo que outros profissionais.

E quem joga fora do Brasil?

Atletas profissionais de futebol, no Brasil, possuem suas carteiras de trabalho assinadas. Já para os que jogam fora do país, é necessário que este tenha Acordo Internacional Previdenciário com o nosso. Ou seja, jogadores têm os mesmos direitos aos benefícios do INSS que os trabalhadores “comuns”, aqui no Brasil, como Auxílio-Acidente, por exemplo.

Esses acordos podem ser de duas maneiras: Tratado Bilateral e Tratado Multilateral. Alguns dos principais centros do futebol onde há forte presença de jogadores brasileiros são:

Alemanha
Espanha
França
Itália
Portugal

Para entender, enfim, melhor como é a aposentadoria do jogador de futebol, além do declínio técnico e físico, precisamos levar em consideração que – para quem joga em ligas profissionais e de primeira linha – encerrar a carreira também é fruto do patrimônio e da segurança financeira que a carreira proporcionou.

Você tem dúvidas sobre quando poderá se aposentar? Não é atleta, mas gostaria de saber quanto tempo falta para cumprir as exigências mínimas para o INSS? Converse com um advogado especialista!

Compartilhe:

Mais posts

Quando Devo Dar Entrada no INSS?

Entenda os Momentos Certos e Como Proceder Saiba quando dar entrada no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é crucial para garantir seus direitos previdenciários.

As Doenças que Mais Aposentam pelo INSS

A aposentadoria por invalidez é um direito fundamental garantido pela Previdência Social no Brasil. Infelizmente, muitas pessoas ainda desconhecem as condições de saúde que podem

Envie sua Dúvida!

×