Se você trabalhou parte da vida na área rural e outra parte na cidade, então, pode se enquadrar na Aposentadoria Híbrida, também chamada de Aposentadoria por Idade Mista.
Como funciona?
Ela tem regras semelhantes à Aposentadoria por Idade tradicional, mas combina os períodos do seu trabalho rural e do seu trabalho urbano.
Quais são os requisitos?
Para os homens
- 65 anos
- 15 anos de tempo de contribuição
Para as mulheres
- 62 anos
- 15 anos de tempo de contribuição
É importante destacar que, na Aposentadoria Híbrida, o tempo de contribuição pode ser proveniente tanto de atividades urbanas quanto rurais, desde que sejam comprovadas, enfim.
Notícia: Justiça reabrirá processo de Aposentadoria por Idade Híbrida
A Justiça Federal de Paranavaí, no Paraná, determinou a reabertura de um processo administrativo para reavaliar um pedido de Aposentadoria por Idade Híbrida.
Uma segurada do INSS solicitou Aposentadoria por Idade Híbrida, indicando que cumpria os requisitos de idade e tempo de contribuição, com períodos de trabalho urbano e rural. No entanto, o INSS negou o pedido alegando que o requisito de carência não havia sido cumprido.
Agora, com a determinação da Justiça Federal, o processo será reexaminado, permitindo que a segurada tenha uma nova chance de comprovar o cumprimento de todos os requisitos necessários para a Aposentadoria por Idade Híbrida, enfim.
Essa decisão reforça, enfim, a importância de buscar seus direitos previdenciários e, caso enfrente uma situação semelhante, é fundamental contar com o apoio de um especialista. Ele poderá orientar você durante todo o processo e ajudar a garantir seus direitos.
Importância de um advogado especialista
Para saber se você tem direito ao benefício, portanto, é recomendável consultar um advogado especializado em previdência para orientar sobre a documentação necessária.
Aposentar-se é um direito conquistado!