Existe diferença entre Auxílio-Doença e Auxílio-Acidente?

Apesar de ambos estarem enquadrados no Auxílio por Incapacidade Temporária, que recebeu esse nome após a Reforma da Previdência em 2019, eles possuem diferenças.

É comum que, com a quantidade de benefícios e auxílios sob o guarda-chuva da Previdência Social, alguns conceitos se confundam, como Auxílio-Doença e Auxílio-Acidente.

Vamos explicar o que é cada um, antes de tudo.

Auxílio-Acidente

Primeiramente, é preciso entender que o Auxílio-Acidente beneficia o contribuinte quando ele eventualmente sofre qualquer tipo de acidente que reduza sua capacidade laborativa, independentemente de sua natureza.

A partir dessas sequelas, a capacidade laboral do segurado somente será reduzida. Na prática, ele ainda conseguirá trabalhar, recebendo 50% do valor do benefício, mesmo com a diminuição de sua capacidade.

Auxílio-Doença

Por outro lado, o Auxílio-Doença é o benefício a que tem direito o segurado que, após cumprir a carência, quando for o caso, ficar incapaz para o seu trabalho habitual (mesmo que temporariamente), por doença por mais de 15 dias consecutivos.

Afinal, qual a diferença entre os dois?

A diferença, basicamente, é que no caso do benefício por acidente, o contribuinte pode trabalhar.

O valor desse auxílio é referente a 50% do valor do Auxílio-Doença e é um benefício desconhecido por muitas pessoas que poderiam estar amparadas por ele, trabalhando, inclusive.

Evolução para Aposentadoria por Incapacidade Permanente

Dessa forma, eles podem evoluir para uma Aposentadoria por Incapacidade Permanente, caso em que ocorre a perda total da capacidade de trabalho.

Perícia Médica

Por fim, você deverá passar por uma perícia médica para comprovar a condição. Algumas dicas podem te ajudar a obter um sucesso nessa etapa, como:

  • Manter sempre seus exames, sua documentação e seus atestados atualizados e em ordem;
  • Questionar o seu médico sobre qual o exame mais adequado para apresentar na perícia;
  • Durante a perícia, relacionar a sua condição de saúde com o seu desempenho no trabalho.

Ter o auxílio de um advogado especialista no direito previdenciário te deixará mais seguro. Ele será capaz de te orientar para que você tenha o melhor caminho, de acordo com seu caso.

Compartilhe:

Mais posts

Envie sua Dúvida!

×