Após a Reforma da Previdência, teremos novas regras para aposentadoria das mulheres
Com a Reforma da Previdência, em 2019, anualmente, teremos novas regras para aposentadoria. As regras da Emenda Constitucional 103 trouxeram muitas mudanças sobre como requerer a sua aposentadoria e sobre o cálculo do seu benefício previdenciário.
Redução do tempo de contribuição
A partir de 1º de janeiro de 2023, novas regras para a aposentadoria das mulheres entram em vigor. Entre as principais, a idade para mínima subirá de 61 anos e meio para 62 anos de idade e 15 trabalhados para ter direito.
Sistema de pontos
Em 2022, as mulheres podiam se aposentar com 89 pontos. Já em 2023, esse parâmetro subirá 1 ponto, totalizando 90 pontos. Deste modo, um exemplo de como atingir esta pontuação é o caso de mulheres com 60 anos de idade e 30 anos de contribuição ao INSS.
Idade progressiva
Na idade progressiva, a regra aumenta, a cada ano, seis meses na idade mínima. Para as mulheres, o limite de idade chegará, em 2031, aos 62 anos. No ano que vem, a mulher precisará estar com a idade de 58 anos, bem como, ter contribuído ao INSS por, pelo menos, 30 anos.
Tópicos que não sofrerão alterações com as novas regras para aposentadoria
A princípio, há tópicos que não sofrerão alterações com as novas regras para aposentadoria, como a do pedágio de 50%. Por esta regra, quem estava com 2 anos ou menos para se aposentar em 13 de novembro de 2019, deverá cumprir um pedágio de 50% do tempo restante.
No caso da regra do pedágio de 100%, quem estava com mais de 2 anos para se aposentar em 13 de novembro de 2019, deverá cumprir um pedágio com o dobro do tempo restante.
O valor da aposentadoria, ainda assim, segue o cálculo de 60% do valor do benefício integral por 15 anos de contribuição para mulheres, com o acréscimo do percentual de 2% a cada ano a mais contribuído.
Este coeficiente poderá passar de 100% do salário médio de contribuição, mas o valor é limitado ao teto do INSS, que, em 2022, é de R$ 7.087,22. O cálculo dos benefícios não será afetado, mas as regras de concessão da aposentadoria sofrerão alterações no ano de 2023.
É muito importante que você realize o planejamento de aposentadoria para, desta maneira, se encaixar na regra mais vantajosa.
Com as antigas ou novas regras é bastante comum que surjam muitas dúvidas, por isso, consultar um especialista no assunto é a melhor recomendação.