Se há complicações severas da doença, é possível ter o benefício
O diabetes é uma doença bastante prevalente no Brasil. Não é raro surgir a dúvida se quem tem diabetes pode se aposentar. Essa questão pede uma reflexão.
O que será observado é se há incapacidade para o trabalho decorrente de complicações da enfermidade, dando – ou não – direito a algum benefício.
Que complicações podem acontecer?
O diabetes, por si só, não é passível de pleitear uma aposentadoria. Entretanto, quando a doença se agrava ou quando o paciente não segue rigorosamente as recomendações médicas com os cuidados e medicações adequados, pode ocasionar outras enfermidades e resultar, por exemplo, na amputação de algum membro.
Outra situação que ser resultante do agravamento do diabetes é a perda da visão. São situações como estas que podem dar direito a um Auxílio por Incapacidade Temporária – antigo Auxílio-Doença – ou mesmo uma Aposentadoria por Incapacidade Permanente – antes chamada de Aposentadoria por Invalidez.
Em casos em que o contribuinte fica incapacitado para o trabalho e ainda tem a necessidade de um cuidador por sua dificuldade de locomoção, por exemplo, ainda é possível requerer o acréscimo de 25% sobre o valor do benefício.
Se a pessoa com diabetes tem dúvidas de como entrar com o pedido do benefício ou não sabe como garantir seus direitos, como até o próprio acréscimo de 25%, nesses casos, é recomendável procurar um advogado especialista.